©2018 by wt+f8.

wtf8.png

EMPRESAS FAMILIARES

O LEGADO DE PAI PARA FILHO E O DESAFIO DA TRANSFORMAÇÃO

Fatima Dias

Com certeza nenhuma empresa escapará dos impactos que as novas tecnologias trazem para a forma de viver e de fazer negócios. Para permanecerem competitivas TODAS precisarão passar por alguma transformação.

No caso das empresas familiares considero que o impacto será ainda maior, em função das características culturais destas empresas, que tem orgulho da sua história, de seus fundadores e da cultura construída.

Por muito tempo, honrar um legado significou dar continuidade, sem grandes mudanças, ao trabalho feito pelo fundador.  Repetir as práticas e permanecer com as mesmas premissas parecia ser a garantia do sucesso e do crescimento, protegendo assim o patrimônio e o nome da família. No entanto, no contexto atual, permanecer com as mesmas premissas significa estar fora da competição e perder relevância.

 

O desafio da sucessão envolve questões afetivas delicadas. Dizer ao fundador que do jeito que sempre foi feito não funciona mais, pode ser entendido como “você não funciona mais”.
 

Fundadores de empresas construíram certezas encontrando todas as respostas dentro de si. Acostumaram-se a dar soluções e a garantir o futuro. Mas, garantir o futuro em 2019 significa transformar, construir soluções de forma diferente. E essa é uma conversa difícil.

 

Sucessão familiar e perenidade do negócio da família são coisas distintas e é preciso conhecer o significado prático desta diferença para quebrar a inércia e definir uma visão de futuro e um modelo de gestão que garantam a permanência no mercado.  

 

Para começar uma transformação na empresa familiar é preciso aceitar este novo contexto, ter conversas produtivas sobre as premissas e crenças existentes, identificar as práticas que realmente precisam ser mudadas e dar início ao processo de transformação.

 

Revisite as premissas e crenças há muito existentes. Só assim é possível garantir ao fundador e à família a perenidade dos valores que são a essência da cultura familiar.

 

Comece imediatamente!

 

 

Fatima Dias

Co-Founder & CEO wt+f8

fatima@wtf8.com.br